Certificações


ISO 9001:2008

A norma ISO 9001:2008 permite demonstrar o compromisso das Organizações com a qualidade e satisfação dos seus clientes reforçando a imagem institucional e o acompanhamento do mercado em constante evolução. Incide sobre oito princípios de gestão da qualidade: focalização nos clientes; liderança, envolvimento das pessoas; processos de abordagem; abordagem aos sistemas de gestão; melhoria contínua; abordagem pela tomada de decisões baseada em factos; relação com fornecedores com benefícios mútuos. A norma ISO 9001:2008 certifica uma actuação empresarial que pretende a melhoria contínua dos processos e Sistemas de Gestão de Qualidade que se traduz na melhoria geral da performance influenciando positivamente os resultados da Organização.

OHSAS 18001

A especificação OHSAS 18001 é um referencial que contém requisitos para Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho desenvolvida em conjunto por um grupo de Organismos de Certificação internacionais, Organismos de Normalização nacionais e outras partes interessadas, consistindo a sua estratégia em identificar e controlar os riscos de saúde e segurança, minimizar potenciais acidentes, cumprir a legislação vigente e melhorar a sua performance geral, protegendo a sua força de trabalho e o bem-estar dos colaboradores. A nova versão da norma OHSAS 18001 foi publicada em Julho de 2007, sendo mais orientada para os resultados. Também mais alinhada com as normas ISO 9001 e ISO 14001, pretende encorajar a integração de sistemas de Gestão, encerra igualmente modernos e provados conceitos de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho com elementos e definições mais refinados.

ISO 14001:2004

A certificação ISO 14001:2004 – Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) visa assegurar uma correcta gestão dos aspectos ambientais das actividades desenvolvidas em cada negócio e incide sobre a protecção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento das normativas legais associadas e necessidades socioeconómicas. Permite demonstrar o compromisso com a protecção do meio ambiente, reforçando a imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado. O consenso internacional reunido em torno da norma ISO 14001:2004 prestigia a reputação de qualquer Organização, apoiando no cumprimento da legislação ambiental e a reduzir os riscos de sanções e acções judiciais. Demonstra um real compromisso com o meio ambiente.

PEFC

A certificação da Cadeia de Responsabilidade PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) é uma norma técnica que define todo um sistema de rastreabilidade da matéria-prima florestal. Permite controlar a origem da madeira, cortiça e outros produtos não lenhosos utilizados na manufacturação/transformação de um produto ao longo de todo o seu processo produtivo. Esta norma promove a Gestão Florestal sustentável, uma crescente preocupação com o meio ambiente e pretende fortalecer e melhorar a imagem da floresta e dos seus recursos. Desenvolvida, essencialmente, para empresas com consciência ambiental e para encorajar os consumidores a serem mais responsáveis no momento da compra. O PEFC é um processo de gestão de informação sobre a origem dos produtos florestais que nos permite fazer alegações precisas e verificáveis sobre a certificação do material e garantir que este é proveniente de uma floresta bem gerida e detentora dum certificado de gestão florestal.

PME Excelência

Trata-se de uma iniciativa do IAPMEI criada com o objectivo de premiar as PME nacionais que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico- financeiros e que conta com a parceria do Turismo de Portugal. As PME Excelência são empresas financeiramente sólidas, que têm sabido manter altos padrões competitivos, com apostas em estratégias de inovação e internacionalização, e que têm contributos activos nas dinâmicas de desenvolvimento e de emprego das várias regiões.